Atenção!
Este navegador é obsoleto.
Instale um navegador atualizado para desfrutar de todos os recursos deste site.

Compliance

Nossa Atuação

Na execução dos negócios, adotamos como compromisso agir com integridade e de forma ética. Estamos empenhados em realizar nossas atividades em conformidade com leis, normas regulamentares e recomendações de Órgãos reguladores, incluindo as melhores práticas de Governança Corporativa.

Desenvolvemos estruturas, políticas e controles internos para resguardar que leis, normas e regras sejam cumpridas por nossos colaboradores, terceiros, parceiros de negócios, correspondentes cambiais e fornecedores.

Programa de Compliance

A B&T possui Programa de Compliance que objetiva identificar, monitorar e coibir fraudes e violações aos normativos legais e regulamentares, além de promover princípios éticos entre os colaboradores e demais partes interessadas.

As áreas responsáveis pelo Programa de Compliance na B&T têm por objetivo garantir o necessário foco e efetivo atendimento às exigências legais e regulamentares, à melhoria contínua do sistema de controles internos e à mitigação de riscos relacionados aos negócios, principalmente os riscos de imagem, legal, de conformidade, regulatório e operacional, o qual inclui os riscos de fraude, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo e de corrupção, assim como o risco de descontinuidade dos negócios.

Ainda, foi instituído o Comitê de Supervisão para integrar as unidades responsáveis pelo Programa de Conformidade, cuja atuação possui alçada para operacionalizar as próprias decisões. A Diretoria de Governança garante aos responsáveis pelo Programa de Conformidade o livre acesso às informações necessárias para o exercício de suas atribuições, total independência e autoridade para evitar conflitos de interesses na execução de suas atividades, assim como canais de comunicação com a diretoria para relato dos resultados decorrentes das atividades relacionadas à função de conformidade e controles internos, de possíveis irregularidades ou falhas identificadas.

Legislação e Normativos

Resolução n° 4.122 de 2 de agosto de 2012, do Conselho Monetário Nacional

Estabelece requisitos e procedimentos para constituição, autorização para funcionamento, cancelamento de autorização, alterações de controle, reorganizações societárias e condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários ou contratuais das instituições que especifica, incluindo Sociedades Corretoras de Câmbio.

 

Circular nº 3.691, de 16 de dezembro de 2013, do Banco Central do Brasil

Regulamenta a Resolução nº 3.568, de 29 de maio de 2008, que dispõe sobre o mercado de câmbio e dá outras providências.

 

Circular nº 3.461, de 24 de julho de 2009, do Banco do Brasil

Consolida as regras sobre os procedimentos a serem adotados na prevenção e combate às atividades relacionadas com os crimes previstos na Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998.

 

Resolução nº 2.554, de 24 de setembro de 1998, do Conselho Monetário Nacional

Dispõe sobre a implantação e implementação de sistema de controles internos.

 

Resolução nº 4.595, de 28 de agosto de 2017, do Conselho Monetário Nacional

Dispõe sobre a política de conformidade (compliance) das instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil.

Colabore com Nosso Trabalho

Se você notar quaisquer condutas inadequadas que firam princípios éticos da B&T envolvendo sócios, acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores, não hesite em entrar em contato conosco através do Canal de Denúncias abaixo:

Canal de Denúncias